Coisas que aprendi - Limão.txt

O que aprendi com meu tio policial e levei pra vida corporativa.

Não há um ser vivo que nunca teve problemas no ambiente de trabalho, que nunca se queixou de desavença ou picuinhas ou que nunca levou uma “patada”(E deu também).

Acho eu, que nem mesmo quem trabalha na praia, num trailer no meio do deserto, autônomo ou num barquinho no caribe.

Encontrei em diversos sites dicas de como ter um bom relacionamento com colegas de trabalho, como ter um emocional equilibrado ou como gerir crises pessoais.

Quem dera que ao entrar no trabalho nos tornássemos máquinas friamente calculadas pra gerar bons resultados. Não haveriam empresas quebradas, nem problemas de relacionamento e nem relacionamentos.

Ou alguém já viu uma pessoa parada em um caixa eletrônico satisfeita com o atendimento? Não é atoa, que existem gerentes e atendimento físico nos bancos.

(Inclusive  o Deutsche Bank possui uma agência especial. Da uma olhada! Design Think + relacionamento com cliente. )

Máquinas são perfeitas em produzir e limitadas em ir além do que foram programadas pra fazer.

Desconheço uma pessoa que não misture trabalho ao pessoal. Não digo isso em níveis excessivos, calma lá os gurus dos negócios e os psicólogos, mas se você está com problemas financeiros, na vida amorosa e familiar, desculpa lá amigo, você não trabalha igual se estivesse tudo em ordem, como se os desafios fossem apenas coisas do trabalho.

O que significa que nem sempre estamos prontos pra sorrir e acenar, dar bom dia de Miss. E as pessoas não entendem e também não procuram entender. E no fundo não é obrigação delas. O que também não significa que você não se tornará vítima de conversas atravessadas. O que fazer? Nada. Exatamente, nada.

Como dizia um velho texto da bíblia, conhecemos uma árvore pelos frutos que ela dá. E as estações dentro de uma empresa passam rápido, bem rápido.

Então me lembrei de uma pessoa na minha família que me inspira a encarar o mercado de trabalho com tranquilidade e saber que sempre vai existir um lugar ideal pra mim, mesmo que cheio de problemas e soluções. O nome dele é “meu tio”.

Ele é policial e nada paciente, tem respostas rápidas, é extremamente racional e aprendeu que trabalho não é mesa de bar pra fazer amigos, muito pelo contrário.

Das lições que aprendi, dessas eu gosto mais:

– Ninguém vai pro campo sozinho, quando um sai, o outro cobre: Não é preciso ser fã de jogos de tiro, de filmes de ação ou seriados de guerra, pra saber que um soldado nunca vai pro combate sozinho. Um lava a mão do outro e a relação precisa ser de parceria e igualdade. Enquanto um vai, o outro cobre. Gosto dessa frase e me lembro dele dizendo: “Acha que eu vou apelar porque morderam minha bunda no quartel, quando subo favela, eu nunca sei o que pode acontecer. Eles precisam de mim, e eu preciso deles. Dupla confiança!”. Trocando em miúdos, um dia você vai precisar do seu colega de trabalho.

– A hierarquia não tem furos: A hierarquia na policia é rigidamente respeitada, eu nunca ouvi casos de soldado gritando com sargento, ou sargento sendo atrevido ou grosso com coronel. Sempre tem um doido, mas as normas internas pra esse tipo de comportamento são tão “sacanas” que ninguém se atreve. ( Palavras de quem já trabalhou em um tribunal de justiça militar).

O que também significa que soldados são iguais, que sargentos são iguais, que coronéis são iguais. Funções bem divididas, conhecimentos e funções bem delineadas de acordo com a capacidade de cada um. Não imagino meu tio tocando trompete na banda da polícia.

– Farda limpa e “assiadinha” (como diz meu vô): Aquilo que você veste no seu ambiente de trabalho diz quem você é. E quando digo vestir , enxergo muito mais aspectos relativos a qual postura você adota, do que exatamente qual roupa você usa.

Cada empresa possui regras, inclusive de vestimentas, mas em qualquer uma delas, higiene e roupa limpa são essências. Agora leve isso para o lado comportamental e aplique! Aplicou? É, você já sabe do que estou falando.

– Missão dada é missão cumprida: Não interessa o porquê, se foi falado é pra fazer. Não tem essa de reclamar, contestar as regras do superior ( Novamente atrelado a hierarquia).

Eu também nunca vi soldado questionando com outro soldado regras do comandante. Missão dada é missão cumprida, porque o morro do dendê é ruim de invadir e soldado sozinho não invade morro.

– Amizade fora do quartel, só as verdadeiras: Ser policial significa ter poderes, embora limitados. Ou seja, você assumiu sempre zelar pela segurança dos demais, você é responsável por eles.

Sem entrar na questão de estar em horário de trabalho ou não, o policial tem preparação pra agir e pensar rápido. Fora do quartel, ele continua sendo policial, fora do quartel a família dele continua sendo a família do policial. E familiares de policiais sabem disso.

Ou seja, amigos fora do quartel? Só os de verdade, nunca se sabe quem está do seu lado ou contra você.

– Racionalidade e reação rápida: De vez em quando vemos nos noticiários, policiais que agem no impulso e comentem erros graves.

Ok, todos estamos fadados, mas ser racional e agir com agilidade é um dos requisitos que eu sei que me tio teve que aprender.

”Quando estou dirigindo a viatura não tenho tempo pra pensar, se o comandante diz, vira a direita é na hora. E eu tenho que pensar que tem mais 4 pessoas no carro, tenho pedestre e criança correndo na minha frente, tenho um carro e tenho que voltar pra casa no fim do dia porque tenho filha e mulher.” Racionalidade e agilidade.

( A) Diversidade torna o mundo atrativo porém, desafiador!

( E uma mão lava a outra mesmo sem papel pra secar)

Dá uma acessada: http://comoeumesinto-vidacorporativa.tumblr.com/

 

Deixe um comentário

